A Pandemia de COVID-19 e o Direito à Educação em países de Língua Portuguesa: Desafios e Enfrentamentos em Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique

A Rede Lusófona pelo Direito à Educação (Relus) é uma coalizão internacional da sociedade civil, que reúne movimentos e organizações nacionais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Neste relatório, as informações reunidas se referem aos países de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

Na medida em que a Covid-19 avançava, momento no qual o mundo sofria severas restrições como medida de contenção do avanço da pandemia, os países da comunidade lusófona procuraram executar planos de emergência no setor de educação. A expansão dos casos em escala global desencadeou mecanismos de proteção alinhados às orientações emitidas pela Organização Mundial de Saúde e pela ciência especializada, com o objetivo de preservar o estado de biossegurança e conter o avanço da doença.

O que o relatório demonstra é que os países tiveram pouca capacidade de reagir à pandemia e que a maioria suspendeu as atividades presenciais, como principal medida de combate ao coronavírus. Também não houve aporte adequado de recursos financeiros para lidar com o momento crítico e incentivar novas formas de educação, bem como investir em infraestrutura das escolas para reabertura.

Information sur les Ressources

Relatório

Type de ressource

Relatório

Publié

Publié par

Écrit par

Rede Lusófona pelo Direito à Educação (ReLus)

Thème(s)

Advocacy
Coronavírus (COVID-19)
Direito à Educação

Zone géographique d'intérêt

Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné-Bissau
Moçambique
Portugal
Timor Leste