Relatório Anual da INEE 2020

Publicado por
Rede Interinstitucional para a Educação em situações de Emergência (INEE)
Tópico(s)
Direito à Educação
Português

2020 foi um ano marcante para a INEE. No mesmo ano em que celebrámos o nosso 20º aniversário, enfrentámos também a maior crise global de educação da história.

INEE 2020 Annual Report coverTemos o prazer de partilhar convosco o Relatório Anual da INEE 2020 (apenas em inglês), um resumo das muitas atividades que realizámos durante um extraordinário ano passado.

Como o resto do mundo, a INEE foi desagradavelmente surpreendida pela COVID-19, a emergência sanitária global que rapidamente tirou o foco de tudo o resto e colocou um desafio muito sério ao nosso objetivo singular de assegurar uma educação de qualidade, segura, equitativa e relevante para todas as pessoas afetadas pelas crises. A pandemia, com a sua ameaça para a saúde e segurança e o consequente encerramento generalizado de escolas, impôs ganhos, duramente obtidos, no setor da educação em situações de emergência. A pandemia agravou as lutas dos sistemas educativos com poucos recursos, especialmente os que se encontram em contextos de crise, e continua a ameaçar a educação de milhões de estudantes que perderam meses de aprendizagem e que têm poucas perspetivas de a recuperar.

A COVID-19 desafiou o nosso setor como nunca antes, mas não foi a nossa primeira situação de emergência. De facto, com as nossas duas décadas de conhecimento, ferramentas, e uma adesão dinâmica, a INEE estava bem posicionada para liderar uma resposta à pandemia. Rapidamente selecionámos, reunimos e partilhámos ferramentas relevantes, e desenvolvemos uma série de novas notas técnicas, documentos políticos, ferramentas de advocacy e publicações no blogue sobre ações práticas e específicas relacionadas com a COVID-19. A pandemia também fez sobressair o melhor do poder de convocação da INEE; entre março e setembro de 2020, produzimos uma série de 25 webinars em quatro línguas através dos quais foi prestado apoio técnico prático a 4.700 participantes ao vivo e a dezenas de milhares de outros através de gravações.

E embora a resposta à COVID-19 tenha ocupado grande parte da atenção e trabalho da rede, não foi de modo algum a única coisa em que trabalhámos em 2020. Neste Relatório Anual de 2020, encontrará um resumo abrangente das muitas atividades e conquistas da rede, que são organizadas pelas quatro prioridades estratégicas da INEE e seis funções principais: fortalecimento da comunidade, agregação de atores, gestão de conhecimento, advocacy e disseminação, facilitação e aprendizagem, e disponibilização de ferramentas e recursos de qualidade.

Convidamos a clicar nos muitos links deste relatório para ler mais sobre os resultados dos nossos esforços coletivos e cooperativos em 2020. O seu envolvimento com a INEE, quer tenha sido durante 20 anos ou mais recentemente, é fundamental para garantir que a educação continue apesar da crise. Esperamos trabalhar em conjunto consigo para enfrentar os desafios nos próximos anos.